terça-feira, 9 de abril de 2013

Visita da família Stahlhoefer

As últimas semanas foram intensas por aqui, vou relatar um pouquinho e espero que em duas semanas consiga relatar algo a mais. Meus pais, Hugo e Fátima Stahlhoefer, estão desde o dia 16 de março aqui em casa. Fui recebê-los em Frankfurt num dia de neve!! É, eu não esperava mais encontrar neve em março, mas enfim, o tempo está meio maluco por aqui.

A viagem deles foi tranquila e chegaram bem. Tivemos que esperar quase 3 horas pelo trêm, então tomamos café e passeamos pelo aeroporto para depois seguir de trem até em casa. Eles estavam realmente cansados, então durmiram um pouco na viagem.

Reservamos os primeiros dias pra desanso e ficar em casa. Mas eles estavam ansioso pra começar a passear. Fomos apenas até nos Rudolph pra almoçar e conhecer o sítio deles. Meu pai queria muito ver como funciona tudo na agricultura alemã. Foi um bom aprendizado.

Durante a semana fomos para Füssen visitar o castelo Neuschwanstein, a cidade e depois Lindau no Bodensee. Em seguida viajamos adiante pelos Alpes até Innsbruck na Áustria. Uma linda cidade, onde passamos dois dias excelentes. Tempo bom para subir nos alpes e ver neve e o pessoal ainda esquiando.  Nos hospedamos numa vila com montanhas dois dois lados, uma cena linda a cada manhã!
Na volta passamos por München e visitamos rapidamente o Allianz Arena.





Na semana seguinte ficamos uns dias em casa. Precisávamos dar uma descansada depois de tantas coisas que vimos e fizemos. Aproveitamos pra por tudo em ordem, dar umas voltinhas aqui na redondeza. Ir as compras em Herzogenaurach e ainda acabamos conseguindo visitar Rothenburg, que é sempre um cartão postal pra quem vem pra cá. 



Já há tempos tinhamos decido passar a Páscoa com o Gabriel e a Tati em Duisburg. Então preparamos tudo para ir pra lá. A região mais industrializada da Alemanha. Muitas cidades bonitas e modernas, e ao mesmo tempo muita história. Claro, também aproveitamos o tempo lá pra ficar junto com nossos amigos e compadres, tomando um tererê, batendo um papo! Tiramos um dia para dar um pulo em Amsterdã, foi um dia muito especial lá.


Agradecemos muito ao nossos compadres que nos receberam e nos ajudaram com a Ana, que ficou resfriada por aqueles dias e não tava legal. Bom que ela melhorou!!

Esta semana é de intervalo mais uma vez. Descanso e organização em casa, passeios aqui na cidade e em Nürnberg. Fomos ao IKEA, que é um paraíso pra quem gosta de coisas pra sua casa. Visitamos o Mathias e a Andréia, Jandir e Adriane, o pai se aventurou nos Rudolph carneando um porco e fazendo linguiça. Tem sido dias bem aproveitados. 

Neste meio nossas aulas de alemão retornaram. A Lu começou ontem o seu curso em Nürnberg. Ela tá bem animada, e parece que a turma é bem legal, assim como a professora. Hoje (09/04) ela foi sozinha pra aula, com o trem. Vai ser um tempo bem bom pra ela crescer no conhecimento da língua e ter mais autonomia na fala. Eu também estou satisfeito com meu curso. Consigo lidar bem com a gramática, mas ainda me falta conseguir melhorar na fluidez da fala. Converso, entendo e tudo mais, mas ainda não é um nível de fluência. Mas me alegro quando faço um exercício difícil na aula e consigo me sair bem. Esse curso tem me motivado bastante pro aprendizado. 

No domingo completei 30 Anos. Fomos pra Nürnberg almoçar e a tarde caminhos pela Volksfest, uma festa da cidade com muitas barraquinhas de coisas típicas. Estava bem legal e fiquei feliz de ter meus pais por aqui no meu aniversário!

Esse final de semana vamos a Berlin... aguardem as novidades na próxima semana.

Abraços com carinho! 


6 comentários :

  1. Oi Alex ,Lu e Ana rs... sempre acompanho os relatos de vcs por aqui e admiro a coragem de vcs de mudar tão radicalmente de rumo e de vida. Se me permitem fazer uma pergunta é qual o sentimento de vcs hoje por ai? Como tem sido a comunhão com relação igreja? curiosidade bateu forte aqui rs...
    Bjos pra vcs e orando sempre por vcs e pela pequena.=)

    ResponderExcluir
  2. Oi Franciele,

    Obrigado pelo comentário.
    Os sentimentos se alternam, no começo quando tudo é novidade nos encantamos, aproveitamos pra arrumar nossa casa, pra conhecer lugares. Depois veio o inverno, a rotina do curso, a quase impossibilidade de sair de casa com tanto frio. Aí veio um momento tenso e difícil. Mas passou. Os dias normais, sem visita, sem coisas especiais, são bem rotineiros e cansativos. Pra nós que estavamos acostumados à agitação de estar a frente de uma igreja é dificil este lento aprendizado de uma nova lingua. Participamos de um grupo familiar e nos cultos da Igreja. Ainda não podemos dizer que estamos "dentro", ainda nos sentimos como tateando o lugar. As pessoas são cordiais na Igreja, mas não mais do que isso. Relacionamento começam de forma muito lenta aqui. Mas que bom que estão começando. Bom, tanto o pastor da igreja daqui da cidade, quanto um pastor de uma cidade vizinha (um brasileiro) já pediram pra que eu diga quando eu me sentisse bem com a lingua pra fazer algo na igreja. Por enquanto eu tenho que dizer: vou esperar mais um pouco....
    Acho que isso resume um pouco do meu sentimento. Sei que a Lu sente a coisa de outro modo, afinal, ela fica em casa maior parte do tempo, fala menos alemão do que eu (ainda que ela tenha muito mais vontade de falar do que eu hehehe).
    Mais uma vez obrigado por perguntar, assim senti que também faz bem abrir algumas questões do coração.
    Abraços
    Alex.

    ResponderExcluir
  3. Olá queridos, que legal o relato.
    "Aproveitem" os pais, porque depois a distância é enorme né?
    E que bom que a tecnologia aproxima e agiliza as informações.
    Quando eu estive com Au-Pair na Alemanha, em 1994, a comunicação era toda via cartas. Também não existiam câmeras digitais, o que significava tirar fotos, esperar encher o filme de 36 poses (que era o mais em conta), levar pra revelar, buscar em alguns dias, escolher as melhores fotos, mandar duplicar, esperar mais um pouco, escrever algumas cartas, ir ao correio... e esperar pelos menos duas semanas pra se ter alguma resposta, isso quando elas vinham... Ligações pro Brasil, "Ja, aber ganz schnell" da casa onde eu morava, ou quando sobrava uma moeda de 5 Marcos, eu fazia uma ligação de algum orelhão... enfim... também foi um tempo muito bom, do qual eu tenho boas lembranças (e faria tudo de novo, se possível).
    Um grande abraço, também pra Lu e pra Ana.

    Ruth, com Jocias

    ResponderExcluir
  4. Oi Ruth,

    A tecnologia faciitou um monte de coisas, inclusive ajuda-nos aplacar um pouco da saudade e fazer com que fiquemos mais "próximos". Mas, o contato cara-a-cara faz falta, e esse não tem outra maneira a não ser a visita, o estar juntos. Por isso é realmente bom quando a família vem, ou podemos ir ao BR. É tempo pra se aproveitar ao máximo com certeza.
    Abraços pra vcs!
    Alex, Lu e Ana.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lú, Alex e Ana...tenho sempre acompanhado o blog de vcs, algumas vezes já tentei escrever recado aqui mas sempre dava erro, vamos ver se hoje funciona..hehehe...problema na pecinha que para na frente do pc...hehe...Lembro muito de vocês, este final de semana então lembrei muito de nós. Estive no congresso de famílias lá em SBS e lembrei do tempo da faculdade, do quarto 12...heheh...Queridos que Deus continue cuidando de vocês ai...saudades...um bjão Janja

    ResponderExcluir


  6. Aprendi que se aprende errando
    Que crescer não significa fazer aniversário.
    Que o silêncio é a melhor resposta, quando se ouve uma bobagem.
    Que trabalhar significa não só ganhar dinheiro.
    Que amigos a gente conquista mostrando o que somos.
    Que os verdadeiros amigos sempre ficam com você até o fim.
    Que a maldade se esconde atrás de uma bela face.
    Que não se espera a felicidade chegar, mas se procura por ela
    Que quando penso saber de tudo ainda não aprendi nada
    Que a Natureza é a coisa mais bela na Vida.
    Que amar significa se dar por inteiro
    Que um só dia pode ser mais importante que muitos anos.
    Que se pode conversar com estrelas
    Que se pode confessar com a Deus.
    Que se pode viajar além do infinito
    Que ouvir uma palavra de carinho faz bem à saúde.
    Que dar um carinho também faz...
    Que sonhar é preciso
    Que se deve ser criança a vida toda
    Que nosso ser é livre
    Que Deus não proíbe nada, fazendo com amor.
    Que o julgamento alheio não é importante
    Que o que realmente importa é a Paz interior.
    "Não podemos viver apenas para nós mesmos.
    Mil fibras nos conectam com outras pessoas;
    e por essas fibras nossas ações vão como causas
    e voltam pra nós como efeitos."

    Deus sempre tem um propósito na vida de cada um..ele escolheu vcs... amo.amo..saúd bjuuusss...

    ResponderExcluir

Deixe um recado pra nós! Ficaremos muito felizes com sua mensagem, e com certeza vamos responder. Um abraço da nossa família para você!!