segunda-feira, 18 de agosto de 2014

2 Anos de aprendizados, crescimentos e saudades...

Comemorando o dia dos pais no Playmobil Fun Park

Olá amigos,
aqui estamos nós para contá-los um pouco sobre os nossos dois anos aqui do outro lado do mundo (bom, eu sei que não é exatamente do outro lado heheh). Sim minha gente, hoje completamos dois anos que chegamos aqui. São dois anos de... aprendizado, crescimento, choro, sorrisos, saudades, coisas novas, aventuras, novas amizades, etc. 
Neste tempo aqui experimentamos ainda mais o que é viver na dependência de Deus. Ele cuida grandiosamente de nós e só temos mesmo a agradecer. Neste segundo ano as coisas já foram diferentes para nós aqui. Aquilo que antes era totalmente novo, agora é a nossa casa.  Como familia vivemos um ano de crescimento. 
Sabe as saudades? Sim a Dona saudade, aprendemos a conviver com ela. Agora ela não nos impede mais de seguirmos o dia. Ela ainda nos visita, as vezes vem de "mala e cuia" heheh, mas a abraçamos, convidamos para entrar e batemos um papo hehe. Deus cuida de nosso coração de uma forma maravilhosa! Obrigado a todos os nossos amigos ai do Brasil que sempre nos acompanham aqui, nos enviando emails, falando conosco no Skipe, etc. Vocês são demais! 
Neste ultimo ano Deus nos agraciou com muitos amigos aqui, alemães e brasileiros. Nossa, tem sido muito bom poder novamente viver o compartilhar de uma amizade de verdade. 
Pra mim (Lu) foi um ano de mudanças. Terminei o curso de Alemão, li meu primeiro livro de 150 pg em alemão (se sentido orgulhosa -uhuuuu), escutei um livro em alemão (hehe). Também estou participando num grupo de Estudo bíblico e no grupo de oração para mães. Nossa, nesses encontros Deus tem me ensinado muita coisa, é muito bom estar do outro lado uma vez. Não somente liderando, mas agora ouvindo e participando. Esses dias tive a oportunidade de junto do meu grupo de oração, cantarmos na igreja. Foi lindo, eu toquei o violão, tive a oportunidade de servir a Deus ali também. Tenho uma amiga alemã que seu filho é um dos melhores amigos da minha filha. Ela que me convidadou para participar do Mutter im Gebet, Kinderturnen e Krabbelgruppe, louvo a Deus pela vida dela. Assim podia aprender cada vez mais a lingua e a a cultura alemã. 

Nossa! Poderia passar horas escrevendo tudo o que Deus fez por nós neste ultimo ano, ida ao Brasil, amigos brasileiros que nos visitaram, pregações que o Alex pode fazer, sua tese que agora começa a criar corpo, novas amizades, retiros, comunhão, família Rudolf...
ops.: Deus também faz coisas inacreditáveis, do tipo, eu Lu termino na semana que vem de dar 20 aulas de português para uma senhora alemã, minha amiga. Ela é secretária da Mission EineWelt no departamento da America Latina e precisava aprender português. Foi um desafio e tanto, mas Deus me ajudou em mais uma aventura hehe. 

Mas quero ainda falar da nossa Ana Luisa. Agora uma menina, independente e faladeira (não sei a quem puxou?!) Sim, ela fala o tempo todo e em duas línguas. As vezes digo para ela: Ana eu não quero mais ouvir você falar nem em alemão, nem em português heheh. 
Ela já esta tão grande e um amor de menina. Claro que tem uma personalidade forte! Ana é uma menina que louva a Deus o tempo todo, cantando, pulando e dançando. Ama seus amigos e sente saudades quando não os vê,  louvamos a Deus que Ele a concedeu queridos e amados amigos. Nos surpreendemos a cada dia com o desenvolvimento dela. 
Também nos alegramos em ver que ela não esqueceu de nada que viveu nesta nossa viajem ao Brasil, e isso ajudou ela muito a continuar o relacionamento com a familia e com os dindos. Muitas vezes nos impressionamos com o quanto ela é capaz de guardar na sua memória coisas que nos passam despercebidas. 
Ah! uma coisa fofa para compartilhar. Ela aprendeu a falar toda a oração do Pai-nosso em alemão. Uma hora dessas posto um video, é a coisa mais fofa! :) 

Este ultimo mês estivemos meio sumidos. Pois nos mudamos para o apartamento da frente da nossa antiga porta. É que este é um pouco maior e assim fica melhor para ter um escritorio pro Alex e também junto o quarto de visita. Estavamos sem internet até hoje, mas agora esta tudo normalizado. Nos acostumamos logo a casa nova, a Ana também, já que recebeu um quarto grande hehe. 

Acho que vou me despedindo e deixando um espaço pro Alex escrever aqui hehe. Mas quero deixar um muito obrigado e um beijo especial a todos os nossos amigos ai do Brasil e também os que moram aqui e conseguem ler este post em português. Vocês são um presente de Deus na nossas vidas! Amamos vocês!




Pra mim (Alex), esse segundo ano na Alemanha foi de definições e novos desafios. O primeiro desafio foi vencer o latim. Aprender mais uma língua, só que agora tendo o alemão como base. Não foi fácil, mas foi uma vitória importante. O segundo desafio foi o da pregação da Palavra em alemão. Foram 6 Igrejas diferentes onde pude trazer a Palavra. Na LKG (uma comunidade nos mesmo moldes da MEUC, paralela à Igreja Luterana) em Reichelsdorf já estive 3 vezes pregando. Lá ainda terei mais algumas oportunidades este ano e ano que vem, graças a nossa amizade com o pastor da igreja, o Matthias e a sua esposa Andréia. Também estou muito animado que semana que vem poderei pregar na festa anual da LKG em Dietenhofen. Essa é a comunidade da família Rudolph, e a festa é feita sempre no jardim deles. Se vocês procurarem aqui no blog, perceberão que sempre em agosto tem um post sobre essa festa ;-) Foi lá que nos encontramos pela primeira vez com a família Rudolph, aliás, não tem como não falar deles. Do quanto eles tem estado ao nosso lado, desde momentos ruins, quando nosso voo em Frankfurt foi cancelado, e com isso toda a frustração. E também nos momentos bons da vida, convidando pra um café, ou um almoço (que a Ana ama!). Graças a eles pudemos a partir deste ano ter um carro pra facilitar a nossa vida por aqui.

Outro desafio foi retrabalhar o projeto de doutorado. Meu orientador me deu a tarefa de ler a literatura básica que eu tinha escolhido e traçar uma possibilidade de norte pro trabalho. Me dediquei neste semestre prioritariamente neste foco. Claro, também fiz um seminário de história da Igreja que foi de grande proveito. Após 4 meses de trabalho meu professor me ajudou a desenrolar as ideias que ainda estavam um pouco confusas e a definir uma meta clara pro trabalho. Em linhas gerais farei um leitura teológica da teoria da justiça de John Rawls (um filósofo americano) e de dois críticos dele, buscando pontos em que a ética teológica concordaria com a abordagem dele, onde há discordância e onde há necessidade de complementação. A ideia é montar uma crítica da teoria de Rawls a partir da qual pesquisarei a respeito na ética teológica de Lutero. Assim poderei "comparar" um filósofo moderno com um teólogo de 500 anos atrás. Estou contente com essa proposta e já estou trabalhando na primeiro capítulo do trabalho. Por isso falei de definições. Estava bastante angustiado com a falta de clareza que eu tinha com relação ao trabalho, e agora me sinto bem com as metas que tenho, e sei que mesmo tendo muito à fazer o trabalho seda empolgante.

Quero agradecer a Deus por ter nos dado a oportunidade desse tempo aqui na Alemanha pra que eu pudesse buscar qualificação acadêmica pra docência. Essa meta está sempre no meu coração. Por mais que a pesquisa teológica seja algo muito empolgante, são as pessoas da comunidade que precisam ser servidas, são às comunidades cristãs que necessitam de ensino de qualidade, por isso não me tranco em torre de marfim, mas sou sabedor de que devo muito à muitos irmãos na fé que me ensinaram ao longo da caminhada e com quem ainda tenho muito a aprender. Minha gratidão a cada um deles, em todos os lugares onde passei e também aos que estão aqui na Alemanha me ensinando. Agradeço a minha família, primeiro a Lu e Ana que toparam o desafio de estar aqui junto comigo, e também aos nossos pais e irmãos que aguentam a saudade. Vocês tem sido valorosos companheiros na distancia. Que Deus nos abençoe e nos guarde e faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós, que ele levante o nosso rosto e nos dê a sua paz. Amém.



Um comentário :

Deixe um recado pra nós! Ficaremos muito felizes com sua mensagem, e com certeza vamos responder. Um abraço da nossa família para você!!