sábado, 25 de agosto de 2012

Primeira Semana


Tudo é novidade, a casa, a língua, a cidade, a comida, a modo de ser das pessoas. Causa estranheza num momento, interesse no outro. É um tempo de descobertas, e ainda será por mais algumas semanas. O sentimento é bom, mas ainda vivemos isolados dos demais.


Galeria perto de casa

Mission EineWelt

Igreja Luterana


Gostamos muito da nossa nova casa. Um apartamento da Mission EineWelt no piso térreo na pequena cidade de Neuendettelsau. A melhor surpresa na chegada à cidade foi ver que havia sido preparado um local completamente mobiliado, equipado e com uma pequena compra de mercado feita. O Pastor Jandir e a Rebeca estavam no aeroporto pra nos buscar. O Vitor ficou em casa nos esperando. Foi muito bom tê-los conosco nestes dois primeiros dias. Depois da loucura que foi a viagem, estar em casa (e numa casa boa!) é reconfortante. Não imaginávamos que estaríamos tão bem aqui. Na área tem dois prédios de apartamentos, no fundo há um grande jardim, ótimo pra passar o fim de tarde e ir brincar com a Ana. Os dias estão ensolarados, e alguns dias o calor chegou a 35 graus. O sol se põe depois das 20h, o que é muito bom pra poder aproveitar o jardim, sentar no banco e tomar um chimarrão.

Escritório no quarto
 Já fizemos de tudo por aqui. Conhecemos os supermercados à procura de tudo que é necessário na casa. Às vezes demora pra encontrar as coisas que estávamos acostumados a ter no Brasil. Por outro lado há uma infinidade de outros produtos, sabores, tipos, cores e gostos por aqui. Alimentação, maneira de lavar roupas, de limpar a casa, tudo isto é diferente. Faz parte do choque cultural se defrontar com estas questões. Aos poucos vamos percebendo o que falta em casa, ou até mesmo, o que esquecemos no Brasil. Nossa lista de necessidades e desejos já estava enorme. A Rebeca está conosco esta semana toda, e tem nos auxiliado muito. Na sexta ela conseguiu um carro emprestado com uma família que mora aqui perto. São os pais da Susane, que foi voluntária no Lar Filadélfia em São Bento. Eles foram muito legais conosco. Vamos ficar com o carro até domingo, quando iremos à casa deles pra um almoço. Fomos ao IKEA. É uma loja muito grande que vende mobília e utensílios domésticos. Tem muita coisa, e os preços são convidativos. Conseguimos comprar boas coisas pra nossa casa. Conseguimos refazer o quarto da Ana. Até deu pra dar uma equipada no meu escritório! Encontramos uns travesseiros melhores (aqui é tenso, o pessoal usa uns almofadões enormes pra dormir, e geralmente as camas de casal têm colchões separados). Enquanto almoçavamos no IKEA uma brasileira que mora em Nürnberg nos encontrou. Eu já havia adicionado ela no Facebook, por sugestão de uns amigos nossos da MEUC de Maripá. Não imaginava encontra-la tão logo.

Também recebemos uma visita bem legal na terça. A Manu, que foi voluntária no PEAL-Timbó e mora aqui perto, trouxe o Nilton e a Vera Stein de Timbó. Eles estão passeando por aqui e vieram ver nossa casa. 

Manu, Nilton, Vera e Lu
Na quinta fui de trem com o Jandir pra Nürnberg. Fiz o caminho junto com ele pra aprender a chegar até a escola de idiomas. Na segunda vou fazer uma aula numa turma que já está em andamento pra verificar se me adapto naquele nível. Tive pouco tempo pra andar por lá, o curso é perto da Lorenzkirche, então tem tudo por perto. Estou pesquisando opções pra acesso à internet. Por enquanto só tenho acesso no escritório da MEW. O acesso via 3G ou 4G são bons, alguns até bem baratos, mas os vizinhos disseram que não estão pegando muito bem aqui. Melhor seria instalar um DSL na linha telefônica. Me disseram que a vizinha de cima já solicitou a instalação em nome da MEW e que seria distribuída pros outros moradores. Vou esperar pra ver se dá certo. Também preciso de um celular, pra falar com a Lu quando estou fora. Ainda tá difícil pra escolher algo. Numa coisa, aqui é muito semelhante ao Brasil. Os contratos das companhias são totalmente pilantras, cheios de linhas miúdas e coisas pra pagar extra. Então quero pesquisar com cuidado. Fora que um plano sempre significa uma conta pra pagar todo mês. E vivendo de bolsa de estudos não dá pra ficar gastando muito.

Nossa Ana está bem querida, feliz e bem de saúde. Tem dormido bem e agora está totalmente adaptada ao fuso horário. Está se alimentado bem, como sempre! Nosso desafio é fazer algumas adaptações na dieta dela com base nos alimentos frescos que temos em cada época aqui. Preferimos não dar alimentação industrializada, e ela também não curte muito. O quartinho dela ficou muito fofo depois da ida ao IKEA.

Créditos: Rebeca Scheidt Schell 



Agradecemos a todos os amigos e amigas que estão acessando o blog e mandando recados pelo Facebook e Twitter. Deixe sua mensagem pra nós comentando aqui no blog também! Obrigado pela orações, pelo apoio e carinho de todos. Amamos vocês. Tenham a certeza de que estamos aqui pra engrandecer o nome do Senhor Jesus Cristo e segui-lo neste contexto onde agora estamos. Orem para que consigamos aprender o alemão rapidamente. Há a possibilidade de a Lu conseguir uma professora particular pra ela, pois é difícil ir a Nürnberg agora que a Ana ainda mama, e a Lu precisa aprender o idioma. Orem para que consigamos fazer novas amizades. O povo alemão não se abre de começo, mas quando se faz uma amizade você a tem pra toda a vida e pra toda ocasião. Semana que vem tenho meu primeiro diálogo com o orientador, ouvi falar muito da fama crítica dele. Orem para que eu tenha um bom relacionamento e aprendizado com ele. Abraços e beijos brasileiros direto da Alemanha. Alex, Lu e Ana Luisa.

12 comentários :

  1. Fico muito feliz e bem mais tranquila em saber que tudo está se ajeitando. A saudade apertou mais ainda enquanto olhava as fotos postadas acima. O quartinho da Ana ficou muito fofo! Amo muito vocês! Muitos beijos! Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado Marcia! O quarto da Ana agora é um mix de Brasil e Alemanha hehehe. Bjos

      Excluir
  2. estou sempre lendo mano, ansioso pela sua internet hahaha

    forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Legal queridos! É bom sentir este ânimo de vocês e as boas instalações! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, estamos animados com esta nova fase, e mesmo quando começar os estudos pra valer, sabemos que precisamos seguir em frente. Abraços

      Excluir
  4. Queridos!!
    É uma alegria para nós sabermos que tudo deu certo e que vocês estão bem instalados, e se adaptando bem em tudo. Que Deus continua abençoando e suprindo todas as suas necessidades.

    Beijos a todos vocês :D

    ResponderExcluir
  5. Fico muito feliz com vocês que agora estão já bem instalados na vossa nova casa, mesmo depois da turbulência da viagem que vocês passaram. Estou com muitas saudades da Alemanha, do povo de lá, para matar as saudades, ouço as rádios dali através do meu celular (via internet), escuto músicas e também rádios evangélicas. Umas são bem pertinho do lugar onde vocês se localizam.

    Segue abraço, Ralf e Maiza
    Um abençoado domingo e semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que existe a internet pra essas coisas. Torna tudo um pouco mais próximo. Abençoada semana pra vcs!

      Excluir
  6. ola alex,

    sou horst de são bento do sul. lembra? quando vocês ainda moravam por aqui, fomos juntos visitar o peal em benedito novo.
    a karin me falou do teu blog. ela tem te adicionado no facebook.
    de uma forma geral gosto de blogs...
    e pretendo acompanhar vocês nessa etapa na alemanha
    ah! temos uma certa experiência nesse tipo de acompanhamento. quando o roger e a hane estiveram por aí, pudemos acompanha-los de perto, com muitos email's trocados e inclusive algumas visita em jena.
    sobre os percalços do caminho: só tem essas historias para contar, quem sai do seu "quadradinho". no momento podem se um pouco doloridos, mas no futuro vão render boas historias.

    abraços
    horst

    ResponderExcluir
  7. Amigos, que saudades, não consegui ir visitá-los antes da viagem, mas estou acompanhando aqui no Blog e estou muito feliz por vocês, muito feliz mesmo, meu coração se enche de alegria a cada nova história, as fotos, a Ana.... Eu os amo muito! Bjus a família...

    ResponderExcluir

Deixe um recado pra nós! Ficaremos muito felizes com sua mensagem, e com certeza vamos responder. Um abraço da nossa família para você!!