sexta-feira, 15 de junho de 2012

Solicitação de visto - Viagem a Porto Alegre

Estamos de volta à nossa casa depois de duas semanas muito estafantes!! Realmente estávamos com a cabeça a mil e os nervos à flor da pele com esta questão dos vistos. Como você puderam acompanhar no último post, havia muitos fatores que cooperavam para que não conseguíssemos encaminhar o visto à tempo para seguir com o projeto de viajar em agosto. Vamos relatar um pouco sobre como tudo foi resolvido.

Há duas semanas tínhamos em mãos as traduções juramentadas dos documentos e a confirmação do valor da bolsa de estudos. Ainda precisavamos de um convite da Universidade e/ou confirmação do curso de alemão e o seguro de viagem para 3 meses.



Escrevi para o Prof. Dr. Wolfgang Schoberth, meu doktorvater (orientador) na UNI em Erlangen e pedi a ele um convite oficial para o doutorado. Fiquei uma semana esperando, liguei no escritório dele, mandei e-mail pra secretária. E então recebi o convite na quarta-feira(06/06).



Logo depois de ter postado aqui no blog também resolvemos a questão financeira, recebemos ajuda para as passagens até Porto Alegre, bem como para o hotel e até mesmo para pagar a solicitação de visto!!

O seguro já estamos lutando há um bom tempo para conseguir. Tentamos por meio de uma seguradora alemã. No dia 14/05 recebemos os formulários da seguradora, preenchemos e enviamos por e-mail. Não aceitaram, pediram para mandar por correio. Então mandamos e até hoje não receberam (valeu Correios!). Com isto nada do seguro sair. O Pastor Jandir, brasileiro que trabalha na Mission EineWelt, no sugeriu adquirir um seguro aqui no Brasil junto com as passagens aéreas. A MEW pediu que a IECLB comprasse as passagens, o que foi feito de forma muito rápida e eficiente pela Luciane da secretaria de formação da Igreja. Segunda de manhã (11/06) escolhemos o itinerário e terça de manhã os bilhetes com o seguro estavam no nosso email.


Nosso itinerário de viagem pra Alemanha será feito pela TAP (Portugal):

Roteiro: Florianópolis/Guarulhos/Lisboa/Frankfurt/Nuremberg

TP6101M   17AUG  FLNGRU   1355  1505 
TP  90M   17AUG  GRULIS   1710  0700   18AUG
TP 574M   18AUG  LISFRA   0840  1245
LH 146M   18AUG  FRANUE   1550  1635  


Com tudo em mãos marcamos nosso voo pra Porto Alegre na terça de manhã, reservamos hotel, arrumamos as malas e saímos de casa as 15h rumo a Navegantes. Detalhe é que chegando na divisa Indaial-Blumenau a fila já era catastrófica, e o pessoal estava com carro desligado esperando do lado de fora. Decidimos voltar e ir pela estrada velha por dentro de Indaial e Blumenau. E depois dessa aventura chegamos no aeroporto as 16:50, e fizemos o check-in com 30 minutos de antecedência! Foi um sufoco, mas conseguimos embarcar a tempo. 


Na sala de embarque em Navegantes
Indo pro avião - primeiro voo da Ana Luisa
Chegamos em POA as 18:30h, pegamos táxi e fomos para o hotel no Centro Histórico. Finalmente estávamos em Porto Alegre.

Ana na cama do hotel toda babada
Bom, no hotel sempre é uma dificuldade para ficar com a Ana Luisa, pois dividindo o quarto com ela, não podemos atrapalhar o sono dela. Ela dormiu perto das 20h, e ficou lá no bem-bom do quarto. Nós ainda não tínhamos sono e ainda queríamos comer. Saí pra comprar algo, pois no Hotel era uma fortuna! Voltei e comemos sentados no chão do corredor na frente da porta do quarto pra não atrapalhar a Ana. Depois entramos tomamos banho e deitamos no chão do quarto, num cantinho e ficamos assistindo TV no computador com fone de ouvido. O que os pais não fazem?!?

No outro dia acordamos cedo, tomamos café e partimos pro Consulado, que ficava há duas quadras do hotel. Ansiedade e alegria se misturavam. 
Na entrada do edifício
A temida porta do consulado hehehe
Entramos e logo fomos atendidos por uma senhora muito simpática. Ah, tinha a guarda do consulado, uma gaúcha também muito querida. A sra. Marquardt do consulado é daqui de Timbó, logo conversamos e descobrimos que os pais dela moram perto de nós. Fizemos todos os procedimentos: legalização de certidões, xerox dos requerimentos, assinamos mais alguns termos e tudo foi se encaminhando bem. Me chamaram pra pagar as taxas e aí foi a minha surpresa. Eu me preparei para pagar algo em torno de 220 Euro em taxas mais 30 reais de sedex. Daria perto de 500 reais. Para minha surpresa o funcionário alemão, o Herr Schäffer me isentou pois a bolsa é da Igreja concedida com fundos públicos. Então paguei só as legalizações e o sedex, total: R$130!!! 
Entregando os nossos requerimentos de visto
Paguei dei tchau, e fomos pra porta aliviados e contentes. De repente a guarda chama nós de volta: Ei! Voltem vocês esqueceram de tirar as impressões digitais!! hehehe O alívio era tão grande de ter feito tudo que até me esqueci que tínhamos que inaugurar o leitor biométrico nas solicitações de visto. Fomos os primeiros requerentes de visto em SC e RS a usar a maquininha. Demorou um tempo, enquanto isto pegamos algumas revistas e mapas da Alemanha como souvenir. No final perguntei ao Herr Schäffer o que ele achava dos nossos documentos. Ele leu as cartas da bolsa e da UNI e disse: sem problemas, dentro de 6 a 8 semanas o visto deve estar aqui! UFA!!! Deus é muito bom!!

Podemos dizer tranquilamente que saiu um peso enorme dos nosso ombros. Vivemos duas semanas em função disto tudo, fora o tempo antes com a ansiedade quantos as definições dos detalhes. Mas Deus cuidou de tudo. A maior lição aprendida por nós foi a de esperar no Senhor. Aprender a dizer "se Deus quiser faremos isto ou aquilo". Planejamos? Sim! Decidimos? Sim! Corremos atrás de tudo? Sim! Mas se não fosse a permissão do Senhor tudo teria dado em nada. É claro que ainda tem o tramite do visto na Alemanha, temos que aguardar a resposta definitiva. Mas estamos confiantes no propósito de Deus com nosso projeto de estudos. 

Por outro lado, estamos felizes de poder estar de volta em Timbó e curtir dois meses com a comunidade, trabalhando, servindo e vivendo juntos dos irmãos, irmãs e amigos que temos aqui. 

A volta foi cansativa! Depois do consulado voltamos ao hotel, fizemos as malas e deixamos tudo no lounge do hotel. Saímos para almoçar e a tarde passeamos no Centro Histórico e Mercado Publico. Foi um passeio curto, mas bem gostoso. 
Mercado Público
Fim da tarde voamos de volta para Navegantes com algum atraso por causa do trafego aéreo. Devíamos ter embarcado as 17:47h, só embarcamos as 18:20 e o voo só decolou em torno das 18:40. Chegamos em Timbó as 21:30h muito cansados, mas satisfeitos e aliviados!

Obrigado a todos que nos ajudaram nessa empreitada. A comunidade que orou e nos ofereceu compreensão. Amigos que se colocaram ao nosso lado. A IECLB que comprou nossa passagem e o seguro. A MEW que diariamente cuidou da nossa documentação. A família que também colaborou muito conosco! Louvamos a Deus por todos vocês.

2 comentários :

  1. Alex e Lu,

    É muito legal acompanhar essa aventura de vocês! Em meio a tudo isso sem dúvida é perceptível a manifestação do cuidado de Deus!
    Essa "ginástica" em benefício da filhota é muito cômica mesmo... realmente, nós pais, submetemos a cada situação rsrsrsrs! Deixem bem registrados estes episódios!
    Queridos, continuaremos acompanhando vocês no blog e em oração. Cremos que o Senhor cuidará adiante como já tem feito até aqui.
    Alex, acredite, o seu doutorado já começou! Cada dia uma lição do nosso Mestre!
    No final quem sabe saem PHD em Paciência, Longanimidade, Confiança...

    Um grande abraço nosso a vocês!

    Régis e Esther

    ResponderExcluir
  2. Régis e família!!
    Muito obrigado pelo carinho de vcs, pelas orações, pelo interesse em saber como estamos. Isto nos anima e dá coragem para seguir adiante.
    Abraços, Alex e Lu!

    ResponderExcluir

Deixe um recado pra nós! Ficaremos muito felizes com sua mensagem, e com certeza vamos responder. Um abraço da nossa família para você!!