segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Visitas e estudos



Vocês já sabem que pra nós tem sido um desafio acessar a internet. Sempre que precisamos algo mais veloz temos que ir até no escritório da Mission EineWelt. Não é longe, apenas duas quadras de casa, mas agora que as temperaturas estão baixando não é muito legal ficar passando frio na rua pra acessar a internet (quando precisamos a noite, por exemplo). Só pra justificar, este é um dos motivos que nos impossibilita de publicar com mais frequência no blog.

Vamos a mais um post então? Desta vez queremos falar de alguns acontecimentos bem legais por aqui: um domingo com uma família alemã, a matricula na Universidade de Erlangen, a visita do Gabriel e da Tati, a prova de alemão pra entrar no novo curso e a visita ao Vitor e a Rebeca em Jena.

Dia 7 de outubro fomos à Dietenhofen na casa da família Rudolph. É a segunda vez que fomos lá. A primeira já contamos aqui no blog. Mas, a diferença desta vez foi que estávamos apenas nós e a família. O casal Jürgen e Karin e o opa e a oma nos receberam para o almoço de domingo. Um pouco mais cedo fomos todos à Igreja para o culto de Ação de Graças. Eu cuidei da Ana, pra Lu poder aproveitar um pouco mais o culto. Assim, não consegui pegar muito da pregação, mas o pouco que peguei foi bem interessante – a respeito do bem-estar que as pessoas buscam. O que significa bem-estar pra nós aqui na Europa, em comparação com aqueles que só tem o que comer. O que significa gratidão nesse contexto. O pastor comunicava bem e tinha um coral muito bom acompanhado por um grupo de metais. Excelente! Teve Santa Ceia, e o que nos surpreendeu foi a forma de se fazer: com pão e uvas! Super prático (a Igreja antiga não permitia todo o povo se deslocar pra frente) e ecológico (sem copinhos de plástico pra jogar fora ou ter que lavar depois)!

Depois fomos pra casa dos Rudolph, onde a oma tinha preparado carne assada (de porco – lógico!) e Knödel – uma massa de batatas cozida em formato de bolinho. Muito boa a comida. Bom, eles são agricultores, então lá é tudo mais caseiro e natural. Muito gostoso. O legal foi passar o domingo todo se virando pra falar alemão, entender e ser entendido. Mas deu certo. Conversamos de tudo: política, economia, viagens, Igreja, agricultura, história. Aprendemos muito naquele dia e ficamos muito felizes em saber que podemos contar com uma família tão legal perto de nós. Eles nos ofereceram mais uma vez o carro, e desta vez estávamos mesmo precisando, pois na terça à meia-noite o Gabriel e a Tati chegariam em Nürnberg e precisaríamos busca-los.

Na segunda-feira (08/10), foi o dia decisivo pra minha matricula na Universidade. Arrumamos todos os papeis. A Frau Hauerstein e o Dr. Fischer organizaram tudo pra mim. Então só precisei ir até Erlangen e apresentar tudo. Bom, eu estava preocupado. Apesar de ter o Zulassung  zum Promotion (permissão para doutorado), até receber o carimbo final eu fique apreensivo. Mas deu tudo certo. Os documentos foram todos aceitos e encaminhados e saí de lá com o comprovante de matricula na mão. Agora ainda só estou aguardando vir pelo correio o cartão de estudante pra ter acesso à biblioteca e outros serviços. Dentro de dois semestres eu preciso reapresentar os documentos junto com os requisitos que eu terei que preencher. Sempre soube que algumas disciplinas eu teria que fazer, então isso não me preocupa. Só vou ter que esperar mais um pouco pra saber quais.

Na terça-feira (09/10) à meia noite o Gabriel e a Tati chegaram. Eles moram no norte, em Duisburg, e são de Foz do Iguaçu. São grandes amigos e compadres nossos do tempo do grupo de jovens em Foz. O Gabriel está terminando o curso de Engenharia Elétrica e trabalha na Intel, a Tati está terminando o Mestrado em língua inglesa. Eles ficaram conosco até sábado a noite. Foi uma semana maravilhosa. Eles curtiram muito a nossa Ana, brincaram um monte com ela. Ela até aprendeu a bater palmas essa semana! Ficamos muito felizes com esse avanço da Ana. E claro, eles também! Visitamos juntos a nossa cidade vizinha de Ansbach, e um pouquinho de Nürnberg. No mais, aproveitamos pra tomar muito terere com erva Kurupi!!!! Relembrar momentos passados da JE-Foz, tocar músicas de louvor ao estilo brasileiro. Foi muito bom. Na quarta eles foram conosco para a primeira consulta da Ana no médico. Foi bom ter a Tati junto, assim ela nos ajudou a entender tudo. O médico Güller (doutor aqui só se tiver doutorado, senão é só médico “Artz”, em alemão) é muito legal – tirou nossas duvidas, viu as vacinas da Ana e nos deu as receitas pros remedinhos básicos. Interessante que aqui, depois dos 6 meses, as consultas são só com um ano e depois a cada 6 meses.








Na sexta-feira (12/10) eu fui à Nürnberg pra fazer a prova de nivelamento. Estava um pouco nervoso, porém depois que a Tati me disse que eu não precisava me preocupar, pois haveria um curto certo pro meu nível, eu fiquei tranquilo pra fazer a prova. Estava bem difícil, o vocabulário era ao mesmo tempo familiar e complexo. Fiz a prova com tranquilidade, escrevi um texto razoavelmente longo, ainda que bem elementar em termos de gramática. Sinceramente, fiquei achando que eu poderia não alcançar o nível pro B1, pela dificuldade da prova. Mas, pra minha surpresa o resultado da prova deu que eu atingi o nível do B2. Detalhe, que eu fiz apenas um curso de A2 pela metade numa escola de idiomas. Bom, agora nesta semana começam as aulas e tenho que ver se vou aguentar um curso num nível mais avançado sem ter passado por um nível mais fundamental de gramática. Acho que vai me dar bastante trabalho!

Na quarta (17/10) viajamos para Jena, no estado da Turíngia. Fica na parte oriental da Alemanha, próxima à Weimar e Leipzig. O Vitor e a Rebeca nos recepcionaram na chegada à Alemanha. Ele esta terminando o doutorado em Novo Testamento e a Rebeca está fazendo um curso muito legal de aconselhamento. Eles também são nossos compadres!

Foi um tempo mais de conversar, passear na cidade e curtir um tempo juntos. Foi muito gostoso, pois os dias estavam ensolarados e um pouco mais quentes. As arvores estavam com tons amarelos, vermelhos e dourados. Luz e cena perfeita para fotos. Veja abaixo algumas.
Visitei a Biblioteca da Universidade para ter uma noção do que me espera. A estrutura aqui é muito boa para pesquisas!






No sábado a Rebeca fez uma festinha de aniversário. Ela preparou várias coisas muito boas e convidou amigos tanto brasileiros quanto alemães. Foi bem divertido, pois misturava um pouco das duas culturas. Alguma comidas bem brasileiras, como pão de queijo mineiro – feito pela Tânia, uma mineira amiga da Rebeca. A Reby fez cuca de banana, pra lembrar Santa Catarina. E claro, tortas bem alemãs. Foi muito divertido.

Voltaríamos no domingo, porém, quando comprei a passagem não conferi os dados que a moça colocou. Eu pedi pra domingo, e ela marcou pra segunda-feira. Estava tudo pronto pra sairmos e eu de bobeira olhei a passagem e vi que a data não conferia. Bom, fazer o que né. Ficamos mais um dia, aproveitamos o sol pra sair e comer fora, tomar um sorvete, um café. Foi bem agradável o domingo, além de perfeito para tirar mais algumas fotos.

Agora estamos voltando pra casa no ICE – Intercity Express, o “trem bala” alemão.
Abraços para todos. Deus os abençoe e até a próxima!!


Um comentário :

  1. Alex e Lu,
    descobri esse blog de vocês por acaso, via irmãos.com, e gostei muito. Li todas as postagens em uma só tarde. Estarei orando pela vida de vocês e que esse tempo que estão passando ai seja muito produtivo, de aprendizado e espiritualmente relevante. Fiquem na graça e paz Deus.

    Vagner

    ResponderExcluir

Deixe um recado pra nós! Ficaremos muito felizes com sua mensagem, e com certeza vamos responder. Um abraço da nossa família para você!!